As plantas têm ligações nervosas, e sistema nervoso central ???

No seguimento do artigo publicado anteriormente partilho a 1º parte que vem na sequência de uma resposta sobre se “as plantas têm ligações nervosas, e sistema nervoso central?”

Realmente as plantas não possuem sistema nervoso central mas não é por isso que não deixam de dar respostas a estímulos ambientais, quer sejam favoráveis, quer sejam desfavoráveis…tal como todos os seres deste planeta, desde o simples ser unicelular até ao topo da evolução actual, que neste momento são os humanos!
Quando as plantas agrícolas são instaladas em ambientes desfavoráveis, tal como acontece na maioria das produções agrícolas devido às desajustadas intervenções técnicas, as plantas reagem emitindo mensagens para o ambiente.
Essas mensagens são prontamente recebidas e entendidas pelas pragas e doenças que as atacam por perceberem que estão a fraquejar, provocando os danos e prejuízos agrícolas, forçando os agricultores a gastos desnecessários se soubessem ler essas mensagens a tempo, fornecendo às plantas o que eles estão a “pedir” para saírem dessa situação de stress.
As situações de stress podem ser a falta de alguns nutrientes, a falta de arejamento das raízes devido à compactação criada pelas intervenções do agricultor, o stress provocado pela acção do herbicida e que tem que ser devidamente acompanhado, etc, etc

O trabalho que a Agrodrone está a desenvolver é permitir aos agricultores conseguirem perceber que mensagens estão as suas culturas a emitir,…o que lhes é necessário fornecer na realidade, para que possam sair da situação de stress.
Poderemos partilhar casos de sucesso que fizemos acontecer em situações em que as culturas estavam totalmente paradas e mesmo a definhar, e que sem aplicação de qualquer produto, rapidamente recuperaram. contacte-nos para saber mais.
Aproveito para referir que o nosso sistema digestivo tem mais micróbios do que nós temos células, o que pode ser interpretado com enormes dúvidas sobre quem comanda o nosso sistema nervoso central (em resposta à questão colocada pelo…COLOCA AQUI O NOME DO TIPO!)!!! O nosso eu ou os nossos micróbios que vivem no nosso corpo? Quando procuramos algo doce ou outra substância viciante, é o nosso eu que está a pedi-la ou são os micróbios que o estão a querer e a influenciar a nossa vontade?
Também o organismo vegetal possui uma enorme comunidade microbiana em associação com as suas raízes (o sistema digestivo das plantas)! Tudo o que é aplicado na zona radicular vai influenciar essa população microbiana e por consequência a “emoção” e a saúde das plantas.

A Agrodrone trabalha a microbiologia e a nutrição das plantas como um todo e os resultados vêm do esforço de trabalhar para entender essa “emoção” ou “sentimento” relativamente ao ambiente que rodeia as culturas agrícolas que avaliamos e que tratamos de forma bem diferenciada relativamente à generalidade do apoio técnico agronómico convencional e mesmo do biológico.