Recentemente ocorreu uma violenta quebra de granizo na zona de Moimenta da Beira e Lamego…mais uma vez!
Os pomares de maçã sofreram enormes danos e os produtores lamentavam o fraco preço que iriam atingir com a fruta danificada daquela maneira;
Depois surgiu imagem com tractor a pulverizar as linhas das árvores com tratamento preventivo para evitar a instalação de doenças nas feridas causadas pelo granizo, e…
…e surgiu o técnico local a falar no tratamento realizado e no Boro incluído nesse tratamento com objectivos de ajudar a salvar a produção!!!
A Agrodrone adverte para o cuidado a ter com estas medidas. O Boro e outros micronutrientes obedecem a um enorme rigor na sua aplicação. Sem uma análise completa ao solo, estar a realizar este tipo de tratamentos é estar a comprometer o futuro desses pomares devido ao intervalo muito reduzido que os micronutrientes possuem relativamente ao benefício que podem provocar. Ultrapassado esse intervalo, os prejuízos podem inviabilizar a qualidade e rendimento da produção, como acontece com o cobre nas vinhas.
Além de que o Boro não é o nutriente indicado para esse efeito que o tratamento em causa pretende! E pelo seu preço e efeito, é simplesmente dinheiro desperdiçado.
A Agrodrone apresenta-se aos produtores que desejem investir em conhecimento para mudança na estratégia seguida nestas últimas décadas: a aplicação cega de tratamentos e fertilizantes sem a prévia recolha de informação técnica está a chegar ao limite devido ao erro em si e à consequente subida dos custos e perdas de rendimento crescente de ano para ano.
Contacte-nos para o ajudarmos a recuperar e manter o equilíbrio na sua exploração.