A época do milho foi iniciada há poucas semanas e a partir de agora os produtores poderão contar com o apoio da Agrodrone para optimizar a eficiência na utilização do Azoto.
A gestão da empresa agrícola direccionada para este importante produto, tem neste nutriente uma enorme atenção.
Se a adubação for inferior à quantidade necessária o resultado da produção vai ser inferior e claro o resultado económico;
Se a adubação for excessiva, irá provocar, além dos problemas ambientais, problemas pelo maior gasto em Azoto sem o correspondente aumento na produção (pela lei dos rendimentos decrescentes!) e pela grave consequência do aumento dos problemas fitossanitários.
Sim, se as fertilizações azotadas ultrapassarem a quantidade imposta pelo equilibrio nutricional do solo e pela necessidade do milho, será certo um aumento nos gastos em pesticidas e o resultado económico da cultura será menor.
A Agrodrone consegue acompanhar a produção de milho para manter os resultados produtivos no nível da maior eficiência! Como?…
No geral a Agricultura de Precisão em Portugal incide sobre a gestão da água;
A Agrodrone apresenta-se aos agricultores como capaz de trabalhar a Agricultura de Precisão ao nível da fertilização.
Como conseguimos ajudar os agricultores a encontrarem as necessidades nutritivas precisas para a sua produção de milho?
Através da monotorização da cultura com recurso a imagens NDVI e outros índices, permitidas pela utilização dos drones sobre os campos de milho;
Através de análises de solo completas e interpretadas com rigor pelos nossos técnicos;
Através da avaliação da qualidade da seiva das plantas de milho, num constante acompanhamento da cultura após cada fertilização realizada,
e claro pela nossa experiência agronómica.
Com as nossas tecnologias as quantidades aplicadas variam de acordo com a localização onde são mais ou menos necessárias, evitando percas desnecessárias, evitando poluição das linhas de água, sem que a cultura sofra.
A nossa capacidade técnica permite o uso de factores de produção que vão dos melhores híbridos, dos fertilizantes de última geração, até aos reguladores de crescimento para os produtores de milho que fazem ensilagem obterem mais toneladas.
Mas a nossa preferência de trabalho vai no sentido de ajudar a transformar qualquer produção convencional em sistema de produção biológico certificado, para os agricultores que o desejem mas pensem ser impossível para os seus níveis de produção.
Mesmo que o nível produtivo seja um pouco inferior, o acesso a um mercado biológico compensa sem sombra de dúvida.
Damos o exemplo da produção de batata convencional de 2017, vendida pelos produtores a 6 cent por Kg!
No mercado biológico poderiam conseguir até 10 vezes mais!